terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como organizar suas fotos no PC

Organizando as fotos no computador
Se o bicho da fotografia mordeu você a ponto de gerar centenas de fotos por semana, logo seu PC vai explodir de tantas fotos,e você vai precisar de uma estratégia  para guardá-las de  uma forma escalável e permanente escalável quer dizer que não importa a quantidade de fotos que você tire e armazene,elas sempre devem estar organizadas e disponíveis.
Faça assim:crie na sua pasta de fotos subpastas cujo nome será sempre composto de duas simples séries de dois algarismos.os dois primeiros algarismo são o ano e o segundo par representa o mês.portanto, a pasta para fevereiro de 2012 é chamada 1202,a pasta para setembro de 2011 é 1109 e assim por diante.dessa forma,as subpastas já ficarão auto-organizadas na visão dos arquivos por lista,se precisar separar as fotos por dia também,é só criar dentro dessas pastas por meses as pastas dos dias, nomeadas com mais dois algarismo,de 01 a 31. Também pode acrescentar aos nomes dessas pastas os lugares, pessoas e eventos. Permanente significa que você não pode perder arquivos digitais por causa de falhas técnicas. Para isso, irá se valer das cópias de segurança (backups).preste atenção  na diferença que existe entre backup e arquivamento, porque muita gente confunde os dois.

No backup,você tem o arquivo original e uma cópia dele gravada em outro lugar.no arquivamento,você tira o arquivo de um lugar e transfere para outro.assim  sendo,se você gravou as suas fotos em um DVD  e apagou-as do HD ,a gravação  não é backup,é arquivamento.caso esse DVD dê problema de leitura depois,você perde as fotos.
O ideal é fazer gravações repetidas,e se for possível ,em pelo menos dois meios diferentes ,como  um DVD e um HD  externo ,ficando os DVDs em outro espaço físico (residência  ou escritório ).
Acessórios  
Memória
Comprar memória
Atualmente é muito fácil todas as câmeras amadoras, incluindo as compactas e DSLRs,usam cartões  do padrão SDHC.algumas suportam memória micro SD,usadas em celulares.DSLRs profissionais usam cartões campactflash ,maiores e mais robustos . a capacidade e velocidade do cartão são por sua conta.sugestão para começar: 8GB com velocidade de transferência de 15 MB/s.
Flash
Todas as câmeras não profissionais vêm com flash embutido, mas os  resultados são sempre muito precários ,do tipo só mesmo para não perde a foto.para se aprofundar na fotografia visando á profissionalização,você deverá adquirir uma unidade de flash dedicado,da mesma marca da sua câmera .
Bolsa ou mochila
Evite as bolsas que gritam aqui tem uma câmera fotográfica, coloridas e com logos enormes, comuns nas lojas de eletrônicos.existem bolsas e mochilas bem discretas para levar a câmera ,acessórios e lentes.se a sua câmera é uma  compacta de bolso ,compre uma hard case  discreta e baratinha .em todo caso,a sua escolha deve ser resistente á chuva.
Tripé  
O tripé tem que ser leve firme e robusto.o orçamento de quem está iniciando usualmente  obriga a abrir Mão de uma dessas três  qualidade.não deveria :um bom tripé presta serviço durante muitos anos e compensa o investimento inicial mais salgado.para stills,panoramas e longas exposições ,o tripé é indispensável; para outra aplicações,seu uso declinou com a melhoria das câmeras em ISO e estabilização da lente.
Filtros  
Se sua futura câmera será  uma DSLR ,vale a pena conhecer os filtros que existem para usar nas suas lentes.o mais popular é o UV (ultravioleta) ,cuja verdadeira utilidade é proteger o vidro da lente contra sujeira e pancadas.outro filtro muito útil é o polarizador circular ,que melhora o contraste em cenas diurnas e corta o excesso de reflexos em superfícies de vidro ou água .outro que vale a pena ter é o close-up, que se rosqueia na frente como um filtro,mas contém uma lente para ampliar a  imagem e encurtar a distancia mínima de foco.é uma maneira barata de incrementar  suas macros.o chato é que você precisa comprar o filtro no diâmetro correto para a sua lente,e há varias medidas diferentes.
Bridge  (superzoom)  
Esses nomes são usados para descrever uma câmera que externamente parece uma DSLR ( ver explicação mais adiante ),mas que na verdade é uma compacta construída em torno de uma lente mais poderosa .foi inventada para uso em viagens por turistas.há ótimos modelos de todas as marcas grandes:fujifilm,Olympus ,Panasonic,Casio,Canon,Nikon Sony.
Prós: a lentes é mais versátil que a de qualquer outra categoria de câmera com zoom poderoso (até 36x) e estabilização  de imagem.boa para vídeo.possui empunhadura anatômica e visor ocular.melhor custo-benefício para uma câmera que faz  um pouco de tudo.
Contras: sua qualidade de imagem, em termos de ruído,é a mesma da compacta de bolso.também não permite efeitos de foco com a lente.
Curva de aprendizado: a mesma da compacta de bolso.
Potencial: tirando o zoom potente,é o mesmo da compacta de bolso. Apesar da semelhança na aparência, não é substituta para uma DSLR.
O que sua câmera precisa ter
Megapixels e iso- durante todas a  década passada ,a contagem de megapixels do sensor foi usada pelo publico leigo e pelo marketing da industria como especificação da qualidade da câmera .não mais .as Câmeras mais baratas de hoje oferecem sensor com 10 MP ou mais sendo normal algo entre 14 e 16 MP . mas sabe  quantos pixels a impressão de uma foto digital a 10x15 c, necessita? Apenas 2 MP .para  preencher completamente uma pagina desta revista,por exemplo ,bastam 8 MP. Valores de pixels muito elevados só servem para fazer impressões em grande formato e também são  uma forma de distrair as pessoas do que realmente importa   em uma câmera . portanto,esqueça os megapixels e escolha a câmera pela ergonomia e pela objetiva. Sensibilidade ISO é outro critério que não ajuda muito,porque todas as câmeras  pequenas produzem imagens mais sujas e menos nítidas com ISO alto, embora isso tenha melhorado  muito recentemente.
ERGONOMIA –embora todas as compactas de bolso atuais possuam configuração idêntica –um circulo  de botões direcionais na traseira á  direita ,um botão de disparo em cima ,um controle de zoom junto a ele ,um botão de gravar vídeo e um de reprodução separados-ainda há espaço para inovação.certo modelos da Canon e Sony apresentam apenas três botões mais uma roda de controle ,e varias outras câmeras possuem tela sensível ao toque , influenciadas pelos smartphones.os menus são chatos de usar em todas as câmeras . basicamente,aprendeu a usar um , aprendeu a suar todas,os modos  de cena prontos (paisagem,retrato , noturno,bebe ,etc .) tornam as câmeras autenticas point-and-shoots , sendo comum que a câmera detecte o  tipo de cena  e escolha sozinho o modo certo para você .entre as DSLRs ,as marcas dominante Canon e Nikon tem filosofias diferentes quanto ao disputa é simplesmente aquela á qual você se acostumar melhor,pois de maneira geral,é possível extrair o mesmo tipo de resultado de qualquer uma delas.
A objetiva
E não o sensor- é o principal diferencial entre todas as câmeras.hoje  é extremamente difícil ,mesmo entre os modelos mais baratos,encontrar uma câmera com uma lente que tenha evidentes problemas ópticos como vinhetas,distorções e aberrações, eis o  que você deve conferir.a gama de distancia focais de zoom.quanto mais ampla ,mais versátil .a maioria das compactas de hoje  oferece em torno de 28ª 120mm de zoom; .A abertura máxima da lente: quanto maior, melhor o rendimento,critico em câmeras pequenas .um valor típico é f/3.5, mas algumas lentes atingem f/2.8 ou mesmo f/2.0 quanto menor,mais  luminosa a lente,isto é, mais capaz de transmitir luz quando completamente aberto.
Compacta de lente intercambiável
Categoria nova ,que busca seu espaço no nosso mercado .é uma compacta sofisticada que permite trocar de lente.cada marca tem seu sistema e linha de lentes,todas incompatíveis entre uma marca e outra ,á exceção de Panasonic e Olympus.algumas,como as da Nikon e Sony,são similares ás compactas de bolso,enquanto outras ,como as da Samsung,parecem-se mais com DSLRs.
Prós : a qualidade dos resultados frequentemente é a mesma ou quase igual ás das câmeras de gama profissional.pode oferecer recursos avançados como HDR automático ,vídeo full-HD foto panorâmica e até foto em 3D .
Contras : não é de bolso; algumas  lentes são bem grandes.seu custo é elevado e elas ainda não se acham á venda facilmente .o visor e o flash costumam ser acessórios separados ,
Curva de aprendizado:intermediaria entre uma compacta e uma DSLR,havendo modelos que se assemelham mais a uma ou á outra categoria .
Potencial: não é considerado uma câmera para uso  profissional,mais isso deverá mudar com a continua evolução do segmento.
Opções ópticas
Se você escolher uma maquina de lentes intercambiável – um tipo de câmera  que vive hoje uma verdadeira  explosão no mercado – encontrará uma extensa gama de objetivas, cada uma com uma personalidade completamente diferente.pesquisar suas propriedades e usos é um dos aspectos mais divertidos do mundo fotográfico

Melhores sua técnicas com qualquer câmera
Mão firme
Quanto menor a câmera,pior  para segurar e manter estável.com as maiores é muito simples ,pois a empunhadura se encaixa na  mão .com as pequeninas ,o truque consiste em passar a alça no pulso para reforça a pegada. Empunhe a câmera com os cotovelos junto ao corpo e as pernas ligeiramente  separadas.
Gaste sapato
Com lentes zoom é fácil o fotografo ficar preguiçoso e não se mexer para achar o melhor ângulo .resista ao impulso de clicar tudo de onde estiver.Ao fazer retratos de pessoas ,peça dicas,pois elas  já conhecem seus melhores ângulos .com crianças e animais de estimação , abaixe-se e ponha a sua lente na altura dos seus olhos ;não os clique de  cima para baixo.
 Não abuse do zoom
Quanto mais longa a distancia focal ,menos luz entrará na lente ,obrigando a fazer uma exposição mais lenta,mais instável ,mais borrada e com mais ruído.se a luz estiver fraca, desista de esticar a lente até o talo .de forma geral ,aproximar-se do assunto deixa a foto mais interessante do que clica-lo de longe.
Use o flash no sol e não o use no escuro
Isso é contrario  do que as pessoas costumam fazer ,mas tem sentido .sob pleno sol na praia, você usa do flash para preencher as sombras marcadas.em  ambientes com pouca luz , use exposição mais longas para capturar que pareça algo mais do que um simples registro.
 Enquadre mais fechado
Esta dica parece ser o contrario  da anterior ,mas é um complemento .você corta fora da imagem tudo o que não fazer parte da historia que a sua foto vai contar.não desperdice espaço na foto  aproveite  cada pixel disponível .enquadrar mais fechado  dá força á sua narrativa visual.
 Não faça retrato de tão perto
Um erro comum dos iniciantes é fazer retratos de rostos em grande –angular,muito de perto ,o que deforma as feições da pessoa .ela fica cabeçuda e nariguda.estenda o zoom até uma distancia focal equivalente a 50-80 mm para fazer um retrato que mostra a pessoa do jeito que ela se imagina .
Refine o enquadramento
A regra dos terços diz o ponto de  interesse da foto dever ficar  fora do centro .É uma regra artificial e você pode quebra-la,mas sua utilidade é tirar o fotografo da tendência a clicar tudo centralizado,desperdiçando espaço  lateral e esquecendo-se do fundo.
O burst ajuda em retratos de grupos
Sempre alguém vai piscar numa foto de um grupo grande de pessoas.O truque é deixar  ativado o burst(captura sequencial )e fazer três  ou quatro fotos seguidas de uma só vez ,para mais tarde selecionar e utilizar a imagem em  que todo mundo está com a expressão perfeita.
Faça experiências estéticas
Além dos filtros ,experimente colocar coisas  inusitadas diante da sua objetiva : fundo de copo de vidro ,lupa,olho mágico.lentes de óculos escuros ou de grau ,plástico colorido ...
DSLR (REFLEX DIGITAL)
Inventada logo após a segunda guerra mundial, câmera reflex tornou-se a ferramenta básica  dos profissionais,daí o rótulo de profissional.não é bem assim : a maior  parcela das DSLRs vendidas é para amadores  entusiastas .o mercado  profissional é dividido  entre duas grande marcas,Canon e Nikon, com a Sony num terceiro lugar distante.
Prós:imensa variedade de lentes,flashes e acessórios .A  escolha da lente permite a total  personalização das imagens .é extremamente rápida ,anatômica e ergonômica; nada substitui o prazer de enxergar a imagem ao vivo pelo visor óptico ,que mostra o que a lente esta vendo .cada vez mais é usada para filmar vídeo  com aparência de cinema.
Contras : complexidade mecânica ,dimensões e peso ;preço elevados ,especialmente para  as lentes ,que pode se muito mais caras  que a câmera .
Curva de aprendizado : você pode usá-la no automático ou totalmente manual .esta é a  câmera adequada para estudar fotografia,já é a mesma  usada em estúdios .
Potencial:a tendência é trocar o  corpo ( câmera sem lente ) em media a cada três anos e  continuar com suas lentes favoitas ,pois elas tem durabilidade virtualmente ilimitada.