terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como fotografar famílias

Incentive brincadeiras com as crianças envolvidas na foto. Brincar de esconder atrás da perna do papai, por exemplo, geralmente proporciona imagens encantadoras.

Estimule os pais a interagirem com os filhos. Se é natal coloque todo mundo em torno da árvore. Se a criança gosta de um ursinho deixe-a abraçá-lo. Faça fotos no ambiente aconchegante que chamamos de lar afinal uma família sempre está em um lar. A mesa de jantar, o tapete peludo da sala o importante é mostrar o momento e o aconchego de uma família e como as pessoas na família interagem entre si.
Mantenha-se alerta Sempre que você for fotografar pessoas, se preocupe em tentar arrancar delas reações verdadeiras e espontâneas. Fazer isso com a sua família é mais fácil, já que você os conhece bem e sabe o que falar para fazê-los sorrir. Antes de começar os disparos, converse brevemente com o grupo, de maneira descontraída, para que as pessoas fiquem mais à vontade.

Capture imagens mostrando a vida como ela realmente é: faça muitos cliques de beijos e abraços.
Faça variações. Outra dica é evitar, se possível, que vários fotógrafos estejam registrando a cena ao mesmo tempo. Isso é o maior causador dos olhares confusos e não é muito produtivo, apesar de parecer um método mais rápido. O correto é que uma pessoa esteja fotografando o grupo, com uma câmera de cada vez.

Foque nos olhos, assim como a distância do assunto, o ângulo, ao nível dos olhos, em que você bate suas fotos, provavelmente se tornou um hábito. Coisa mais chata! Clique de baixo, de cima. Suba na cadeira ou na cama. Ou então deite-se e, do chão, tire a foto. Descobrirá encantado como a simples mudança de ângulo pode alterar suas fotos. As crianças pequenas vivem mais no chão ou na cama, e será um bom exercício tentar ficar à mesma altura delas ao fotografar. Um bebê dormindo, por exemplo, quase sempre será retratado de cima para baixo. Mas e se você tirar a foto de lado, ao nível da cama? E que tal abaixar-se e colocar brinquedos em primeiro plano no chão? É exatamente isso que faz um fotógrafo melhorar suas fotos: um pequeno ou grande esforço para captar uma imagem incomum.

Ganhe a confiança dos seus modelos. Isso colabora para capturar a intimidade do relacionamento entre os familiares.
Tenha objetos de atração. Com crianças ou animais de estimação em cena, use brinquedos para chamar a atenção.
Deixe os modelos a vontade para ter retratos com emoções genuínas evite sempre ficar pedindo poses.
Use bolinhas de sabão. Elas podem criar uma atmosfera mágica no retrato de família, principalmente quando houver crianças envolvidas na foto.