terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como fotografar casais

Use seu corpo para explicar a pose ao casal. Faz parte do trabalho do fotógrafo falar para os modelos o que eles precisam fazer, mesmo que seja uma fotografia espontânea. Você precisa sugerir os movimentos deles, decidir os enquadramentos e como o casal vai interagir com o ambiente. Não é preciso usar poses forçadas e estáticas, mas é necessário que você defina uma direção para o ensaio.

Simule uma cena de namoro para conseguir que o casal fique relaxado. E nessas fotos espontâneas é interessante deixar o casal bem à vontade, relaxado. Deixe que eles namorem um pouquinho à sós; esses momentos românticos irão dar belas fotografias. Vale lembrar que cada casal é único, sendo assim, cada um terá sua maneira particular de demonstrar o amor um pelo o outro. Aproveite esses momentos.

Varie o enquadramento. Todo retrato, para ser interessante, precisa ter diversidade com fotos mais fechadas para enfatizar o casal e abertas para incluir elementos na composição. Por isso, uma objetiva grande angular e uma tele podem ser um bom investimento.

Se tiver uma teleobjetiva, se afaste da cena. Não se preocupe se alguma imagem não ficar completamente nítida, por ter sido tirada enquanto os modelos estavam se mexendo. Aproveite o motion blur para dar a impressão de movimento e dinamizar o seu ensaio. Isso ajuda a deixar os dois mais à vontade e você terá um trabalho com mais espontaneidade.

Priorize fotos ao ar livre, normalmente, parques e locais públicos são alternativas melhores do que estúdios, já que existem mais possibilidades de interação do casal com o ambiente, e isso pode render imagens menos posadas, mais naturais.

Fotografe em dias nublados, eles são melhores para retratos externos. Procure fotografar quando o sol não estiver no alto do céu, e sim mais tarde, quando ele estiver um pouco mais baixo. O horário varia, é claro, de cidade para cidade, portanto, você precisa observar a posição do sol durante o dia na sua localidade para decidir o horário para fazer as fotos.
Elimine distrações na cena. Na hora de compor a foto, analise bem elementos em volta do casal. Alguns objetos podem ajudar a contar a história de uma foto, outros podem chamar mais a atenção do que o assunto principal.
Use um rebatedor. Fotografar em externas possibilita, além de belos cenários, a fotografia com luz natural. Preste atenção na luz de cada lugar e use-a ao seu favor. Cuidado com o sol muito forte, ele faz com que a fotografia perca muitos detalhes devido a grande quantidade de luz, além de os modelos espremerem os olhos, resultando numa expressão pouco agradável.

Direcione o retrato. Procure usar os recursos fotográficos que você conhece e combine-os para criar efeitos belos nas fotos. Abuse do controle de profundidade de campo para destacar o casal e utilize cores quentes para deixar o ensaio com um tom mais aconchegante ou divertido.