quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Coisas para avaliar antes do primeiro trabalho

Avalie com honestidade o seu nível de habilidade. Quando você está sendo pago para fazer um trabalho de fotografia, você não vai querer fazer promessas que não pode cumprir. Guarde a adivinhação para os workshops e trabalhos pessoais. A pior coisa que poderia acontecer após seu primeiro trabalho, ou qualquer trabalho, é que você cometa um erro durante a sessão que poderia ter sido facilmente evitado com mais prática de antemão.

Conheça seu equipamento. Esteja preparado! Cada conjunto de equipamento tem seus pontos fortes e desafios. A melhor forma de conhecer sobre a sua câmera não é perguntar a outras pessoas, e sim testar as coisas por si mesmo. Ter instrução pode ser muito útil para você ir na direção certa, mas você não deve tentar utilizar o seu equipamento em um trabalho a menos que você, pessoalmente, esteja familiarizado com ele. Você conhece o seu equipamento tão bem que você pode usá-lo em qualquer circunstância? O que você vai fazer se o seu equipamento falhar?

Esteja no controle do seu negócio. Saiba os seus custos antes de fechar um trabalho. Aproveite um tempo para criar pelo menos um plano de negócios básico e um plano de marketing. Você precisa saber quanto custa para pressionar o botão do obturador (e não, a resposta não é “gratuito porque eu uso uma câmera digital”). Tendo um plano de negócios e sabendo o seu custo de trabalho, você estará mais apto a cuidar bem do seu negócio. Estará também menos propenso a pedidos de descontos ou a aceitar trabalhos que não gerem lucros e não suportem suas metas de negócios.