terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cinco dicas para lidar com o contraste

Se sua imagem tiver luzes e sombras, pode ser difícil dominar a exposição.
Veja como fazer:
O contraste pode arruinar uma foto. Se sua câmera medir a luz de um céu claro, então objetos escuros do primeiro plano podem ser perdidos. No entanto, se a câmera medir as sombras, céus claros podem parecer estourados e lavados, puxados para o branco. Pode ser muito difícil resgatar estas áreas muito claras ou escuras em programas de edição de imagem, então é melhor acertar na câmera, se você puder.
Se sua câmera não tiver um histograma, use o de seu editor de imagens para checar luzes e sombras.
1 – Se sua câmera puder medir a iluminação de mais de um ponto, escolha uma seção transversal que inclua tanto as áreas de sombra quanto as de luz.

2 – Se sua câmera tiver um histograma, ligue-o. Tons recortados para o lado direito do gráfico indicam excesso de luz, tons para o lado esquerdo indicam excesso de sombras.

3 – Sombras são um pouco mais fáceis de resgatar na pós-produção, então, se tiver dúvidas, registre um bom céu e depois use seu programa de edição para ajustar as sombras.

4 – Tente tirar a mesma foto sob diversas exposições e combiná-las. Use a compensação de exposição da sua câmera (botões /-).

5 – Fotos com um alto nível de contraste geralmente ficam muito bem quando convertidas para preto e branco, e isto pode resgatar muitos erros técnicos. Se tudo mais falhar, converta para preto e branco.