quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Cidade e campo

Dicas para fotografar cidades e campos inspiradores
Dirija-se a cidades e campo para obter um olhar diferente sobre suas fotos de paisagens
Paisagens geralmente são associadas apenas a colinas e montanhas. No entanto, cidades e centros urbanos são ótimos assuntos também, pois possuem uma arquitetura impressionante e espaços abertos criados pelo homem. Procure detalhes complexos e objetos abstratos para ajudar a contar a historia da cidade.

O campo também oferece uma gama de assuntos diferentes além dos típicos espaços verdes. Procure propriedades mais rústicas e foque nas cores vibrantes dos campos para produzir fotos arrebatadoras repletas de detalhes interessantes.
Use composições simples para criar cliques deslumbrantes e tente acrescentar interesse a suas fotos com um ponto focal ou molduras naturais. Siga estas dicas simples e tirará fotos fantásticas da cidade e do campo.

Iluminação
Leve em consideração o modo que o assunto está iluminado. Volte em uma outra hora do dia se necessário.
Molduras naturais
Quando for fotografar em matas, procure molduras naturais como troncos de arvores, para tornar o clique mais instigante.
Estruturas
Procure uma arquitetura interessante em cidades, como uma ponte, e use-a como ponto focal de sua imagem.

Cor
Use uma composição simples e cores brilhantes para registrar uma excelente fotografia do campo.
Tempo
Fique atento a elementos indesejáveis entrando no enquadramento quando estiver fotografando em uma cidade movimentada.

Uma técnica bem conhecida de composição fotográfica é dividir o espaço da imagem em três partes, na vertical e na horizontal e posicionar os objetos principais nas intersecções. Este enquadramento faz com que a visualização da imagem se torne mais agradável.
Quebre a regra, posicionando o objeto principal no centro. Neste exemplo, a criança pulando que é o elemento que mais chama a atenção está posicionada no meio da composição, e as demais pessoas ajudaram a dar equilíbrio e simetria à imagem.
Nem só nas imagens em preto e branco o ajuste de contraste funciona bem, ele pode ser um ótimo recurso para as fotografias coloridas também. Nem todas as imagens ficam boas usando essa técnica, então tenha bastante cuidado ao aplicar esse efeito.

Outra regra básica é “nunca apontar para a luz”. Fotografar a favor da luz é o mais usual, pois garante que a face retratada do objeto seja devidamente iluminada.
Já fotografar contra o ponto de iluminação permite captar a silhueta escurecendo seu objeto. Para evitar que a luz captada seja excessiva, obstrua o ponto de iluminação com algum objeto da cena, como o fotógrafo fez com o leque na foto a seguir.

Leia o manual e aprenda a operar os controles de configuração para longa exposição. Modelos mais básicos, as câmeras compactas geralmente oferecem os modos “fogos de artifício”, “luz de vela”, “noite com tripé” ou "modo noturno", mas não são o equipamento ideal. Para obter o efeito com câmeras amadoras que não permitem o controle manual, é preciso improvisar. Escolha o modo, desligue o flash e diminua o ISO para no máximo 100. Dessa forma, a câmera vai ser “obrigada” a diminuir a velocidade do obturador automaticamente.

Para longas exposições, o uso do tripé é indicado para garantir a qualidade de suas imagens. Esta é a melhor forma de fotografar usando longa exposição, mas também é possível tentar estabilizar a câmera apoiando-a em algum lugar fixo. Outro ponto importante é que o flash embutido deve ser desativado.