quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Aplicativos para fotógrafos

Instagram
Até pouco tempo atrás, um dos apps mais famosos do mundo para tirar, editar e compartilhar fotografias estava disponível somente para iOS. No entanto, na metade deste ano, o Instagram migrou para o Android e angariou milhares de adeptos — o que espalhou o seu “nome” pelo mundo inteiro, literalmente.
Ainda não satisfeita, a rede social está começando a trabalhar com perfis para navegador. Ou seja, se tudo continuar nesta mesma progressão de novidades.

Picasa
O Picasa, tal como o Instagram, é conhecido por muitos. Para trabalhar com este aplicativo você tem que o instalar no seu computador (há versões para Windows e Mac OS X) para gerenciar suas fotos. Além de ser um excelente separador de fotografias, ele edita-as também. O objetivo não é fazer concorrência com aplicativos do gênero de Photoshop, por exemplo. Mas é dedicado sim para os fotógrafos amadores, entusiastas, ou simplesmente quem tira fotos e quer se organizar, por tão simples que ele é, já vai atender a quase todas as suas necessidades. Por isso se o usuário quer um software fácil de usar para organizar suas fotos, o Picasa é uma excelente opção, principalmente pelo fato de ele ser gratuito.

Pixlr Express
Em muitos aplicativos temos vindo a realçar o Instagram, pois ele de fato, foi o grande sucesso dos últimos tempos. Fez a cabeça de adolescentes e adultos de todas as idades por disponibilizar um serviço de rapidez e com qualidade superior. O único problema que tem, é o fato de nem todos os celulares conseguirem suportar o aplicativo, deixando na mão muitos consumidores que desejavam, seja por status ou por comodidade, fazer a utilização da app. Uma excelente alternativa para o usuário que não consegue utilizar Instagram, por motivos diversos, seja ele por: as fotos não carregarem, subirem quadriculadas ou listradas. Damos-lhe a conhecer Pixrl Express, um aplicativo muito semelhante e com muitas mais funções.

Photoshop Touch
Adobe Photoshop Touch é um poderoso editor de imagens, com versão para Android e iOS, que traz as principais ferramentas do Photoshop, um dos programas mais aclamados do gênero. Com ele, é possível transformar suas fotos e compartilhá-las nas redes sociais.
O app é uma grande sacada da empresa, pois com a popularização dos tablets e smartphones, os profissionais de criação e o público em geral, podem usá-lo em qualquer lugar.
O Adobe Photoshop Touch tem menus e recursos disponíveis nas laterais e no topo da tela de forma discreta, dando destaque total à sua tela de edição. A usabilidade do software é intuitiva.
Entre os recursos e características, destaque para o uso de camadas, ferramentas de seleção, filtros, pesquisa de imagens do Google dentro do app, tutoriais elaborados por profissionais para que você obtenha um melhor desempenho e muitos outros.
É possível combinar multiplas imagens com camadas. O usuário é capaz de ajuste a ordem, controlar a opacidade de cada uma individualmente, movê-las e manipulá-las de forma independente. O sistema de busca de imagens é versátil: você pode escolher de diversas fontes, como redes sociais, busca do Google ou direto da câmera do seu dispositivo.
A interatividade está presente neste app, através do compartilhamento de seus trabalhos no Facebook. É possível visualizar os comentários direto do Adobe Photoshop Touch.

Flickr
O Flickr é um dos serviços mais populares para compartilhar fotos, o melhor da rede é que além de fotos de fotógrafos profissionais existem vários fotógrafos amadores dispostos a compartilhar suas imagens. Você pode mostrar a suas fotos para seus amigos, e também consultar um banco de imagens enorme. Uma das maiores vantagens do Flickr é a grande quantidade de usuários que atualizam seus perfis e adicionam novas fotos ao serviço a todo o momento, são cerca de 4 mil novas fotos a cada minuto, e qualquer um pode acessar as imagens. Existem grupos específicos que abordam algumas temáticas, onde podemos acompanhar aquilo que mais nos interessa quando estamos falando em fotografia.